Produção do Documentário Despertar – Data Limite

QUANDO TUDO COMEÇOU

 

Em 2012, nós da Cinemakers, iniciamos a produção e criação do documentário mais visto no Brasil: Data Limite Segundo Chico Xavier. Alcançamos a marca de quase 10 milhões de espectadores em mais de 50 países. Sem contar que fomos pirateados logo antes da estreia nas plataformas digitais. Então, provavelmente, este número seja maior. O que torna mais surpreendente por se tratar de um filme completamente independente.

Durante todos esses anos, nós tivemos surpresas maravilhosas: uma legião de fãs do doc, com tatuagens, camisetas, vídeos e palestras. Simplesmente um universo de pessoas falando sobre o Data Limite. Em vista disso, sentimos a necessidade do aprofundamento do conhecimento abordado no primeiro documentário.

Foi aí que nasceu o documentário Despertar – Data Limite da mesma roteirista Rebeca Casagrande e diretor Fabio Medeiros.

Despertar Data Limite

Capa do Documentário Despertar – Data Limite

 

INICIO DO PROJETO: ESTADOS UNIDOS – FLÓRIDA

 A  jornada da produção começou em 2014, quando fomos até a Agência Espacial Norte Americana (NASA), localizada na Flórida, Estados Unidos, para entrevistar Edgar Mitchell, o sexto homem que pisou na Lua.

O astronauta Edgard Mitchell

Fabio Medeiros, Rebeca Casagrande e Edgar Mitchell.

“Pessoas suficientes viram OVNIs e e Naves. Então é óbvio que eles estão ao nosso redor.”  Edgar Mitchell.

Além das afirmações da existência de vida extraterrestre, o astronauta da Apollo 14 falou sobre a fundação do Instituto de Ciências Noéticas (IONS), que dedica aos estudos de fenômenos psíquicos e da consciência. Assim como suas pesquisas de telepatia quando estava na Lua.

 

RETOMADA DO PROJETO

Logo após a entrevista do Mitchell, a Cinemakers estava envolvida em diversos projetos, e por consequência, o projeto ficou arquivado. Foi somente em meados de 2019, que resolvemos retomar o documentário com força total.

Nosso segundo entrevistado foi a pessoa que mais conhece Chico Xavier: Geraldo Lemos Neto. Além dos anos de convivência, foi o escolhido por Chico ao deixar suas psicografias para as publicações de seus livros, através da editora Vinha de Luz.

Amigo pessoal de Chico Xavier

Geraldo Lemos Neto

 

Embora o Data Limite tenha sido compreendido pela maioria do público, era necessário deixar mais claro que após julho de 2019, ingressaríamos em uma Nova Era, e que segundo Chico Xavier, no livro Plantão de Respostas II, o Mundo será regenerado por volta do ano de 2057 com a construção de uma nova sociedade. Portanto, um processo mais acelerado da transição planetária em que a Ciência terá um papel fundamental na descoberta da vida após a morte e de seres de outros planetas. Geraldinho também nos contou fatos revelados por Chico Xavier sobre o futuro da humanidade.

 

CURITIBA

Por também ser tratar de seres extraterrestres, fomos até a cidade de Curitiba para entrevistar o mais renomado ufólogo do Brasil e editor da Revista Ufo: Ademar José Gevaerd ou A.J como é conhecido lá fora. A entrevista foi incrível (até que esquecemos de tirar uma foto de making of), pois, foram abordados assuntos como: arquivos secretos de Ufos liberados pelo governo americano, objeto estelar Oumuamua, agroglifos, entre outros.

Na ocasião também gravamos com o diretor de Centro de Estudos Astronômicos de Londrina, Alcides Côres. Um papo complexo sobre o Universo, possível planetas habitáveis e física quântica.

 

SÃO PAULO

Voltamos para São Paulo, e gravamos com os criadores do famoso canal no Youtube: Afinal o que somos nós?

Afinal o que somos nós?

Físico Carlos Mendes

 

O físico Carlos Mendes e o neurocirurgião Edson Amâncio são percursores aqui no Brasil na pesquisa e estudo de experiências de quase-morte (EQM). Foi a partir da entrevista deles que estruturamos boa parte do roteiro do documentário. Além disso, contamos com a participação do historiador Lucas Olles, que sofreu uma EQM aos 19 anos e relatou sua experiência do “mundo espiritual”, com a presença de outros seres, quando foi acometido por um Acidente Vascular Cerebral AVC.

Afinal o que somos nós?

Dr. Edson Amâncio

 

Ademais, a participação da psicóloga Maura de Albanesi foi peça fundamental no Despertar – Data Limite. Sua entrevista abordou o comportamento humano, o impacto espiritual na vida e a mudança de paradigmas sobre esta nova realidade.

Academia da Mente

Maura de Albanesi

 

RIO DE JANEIRO

Outra etapa do documentário foi entrevistar pessoas que não fossem diretamente ligadas na áreas da espiritualidade, ufologia, astrofísica, medicina e psicologia. Por intermédio do produtor Guilherme Gonzalez, fomos rumo ao Rio de Janeiro entrevistar os atores Mateus Solano e Danni Suzuki para abordar as mudanças que a humanidade deverá desempenhar para a construção de um mundo melhor.

Danielle Suzuki

Fabio Medeiros, Danni Suzuki e Rebeca Casagrande.

 

Um fato curioso é que tínhamos em mente que cada entrevistado falaria uma parte da locução, mas no final, contamos com a voz incrível da Danni Suzuki.

Também no Rio, tivemos a participação do monge Hare Krishna, Boddhana Tattva Das.

 

CAPTAÇÃO DE IMAGENS

O grande desafio em produzir documentário é ter imagens suficientes para preencher todo o desenvolvimento do filme. O tema do Despertar demandou muitas imagens abstratas. O que nos impulsou a gravar em diversos lugares até ter um número considerável para a montagem.

 

Despertar Data Limite Cinemakers

São Paulo – Serra da Cantareira

 

MENINO NA LUA

Sem dúvidas, o maior obstáculo não foi gravar o Edgar Mitchell na NASA, mas sim recriar uma Lua! Com a expertise dos cinemakers Alexandre Sperandio, Guilherme Falchi, Waldir Latorre, Marcos Clay, Marcelo Martos, Rebeca Casagrande e Fabio Medeiros construimos uma mini Lua. Foram mais de 600 kilos de areia e muita mão de obra para envelopar todo o ambiente de preto.

 

Making of Despertar Data Limite

Lua recriada do ano de 1969.

 

Nosso menino astronauta, capa do documentário, foi o incrível Gael! Ele simboliza nosso futuro e o amor pelo meio ambiente.

making of Despertar Data Limite

Menino astronauta para o Despertar – Data Limite

 

HORA DA EDIÇÃO

O momento da montagem é aquele encontro com um oceano de informações, onde  se edita o que realmente é essencial. Corta, volta, corta mais um pouco, reunião de decisão para, com dor no coração, excluir trechos! Assim foram 3 meses de edição. Já com o primeiro corte montado, foi a vez da mixagem de som. Com a ajuda do estúdio Buena Onda, e o talentoso Claudio Martos, todo o áudio foi equalizado em um mês e meio.

 

FINALIZADO

Oba!! Filme Finalizado! Nosso lançamento foi no dia 7 de Novembro de 2019 nas principais plataformas digitais: Amazon Prime Video, Now, iTune, Microsoft, Google Play, Vivo Play, Looke e Vimeo. E assim como no nosso primeiro documentário Data Limite Segundo Chico Xavier, disponibilizamos também o Despertar – Data Limite de forma gratuita no Youtube.

Amazon Prime Video

Despertar – Data Limite nas plataformas: Amazon Prime Video, Now, Itune, Microsoft, Google Play, Vivo Play, Looke, Vimeo e Youtube.

 

E você? Já assistiu? Se sim, nos conte aqui o que achou e também confira os vídeos extras do documentário no Youtube Cinemakers!

Se inscreva em nosso canal, todo Domingo temos vídeos novos!

Até a próxima!

 

Rebeca Casagrande

Rebeca Casagrande é diretora, roteirista e produtora na Cinemakers.

 

 

 

 

Join the discussion 2 Comentaram

Deixar uma Mensagem de Resposta